quarta-feira, 24 de julho de 2013

GALO: CONTRA O OLIMPIA E CONTRA UMA "MALDIÇÃO".

O Atlético Mineiro jogará o jogo da vida de sua já centenária história logo mais contra o Olimpia do Paraguai fora do Horto, pois a Conmebol exige capacidade mínima na final de 40 mil pessoas (o Independencia tem apenas 23 mil lugares), e se não bastasse o panorama adverso de ter um time já cascudo na competição e precisar reverter um resultado de dois gols, o time de Belo Horizonte precisará romper uma maldição que já perdura a 16 anos: a maldição do líder da primeira fase.

(Fonte: esporte.uol.com.br)  
Fui atrás de alguns números, desde 2005, quando a Conmebol decidiu que o melhor classificado da primeira fase enfrentaria o pior e assim sucessivamente, nenhum clube que foi o melhor time da fase de grupos jamais ganhou o torneio, então fomos atrás do ano em que o melhor da primeira fase foi o campeão pela ultima vez  e vimos que desde a conquista do River Plate da Argentina, em 1996, o melhor time da fase inicial não conquista a taça. Vejamos abaixo os melhores times da primeira fase, o campeão e o vice campeão da edição a partir de 1997.

Ano
Melhor time na fase de grupos
Campeão
Vice-campeão
1997
Colo-Colo
Cruzeiro
Sporting cristal
1998
River Plate
Vasco da Gama
Barcelona-Equ
1999
Corinthians/Nacional-uru
Palmeiras
Deportivo Cali
2000
Atl. Paranaense/Deportivo Cali
Boca Juniors
Palmeiras
2001
Vasco da Gama
Boca Juniors
Cruz Azul
2002
América do México
Olímpia
São Caetano
2003
Corinthians
Boca Juniors
Santos
2004
Santos
Once Caldas
Boca Juniors
2005
River Plate
São Paulo
Atl. Paranaense
2006
Velez Sarsfield
Internacional
São Paulo
2007
Santos
Boca Juniors
Grêmio
2008
Fluminense/Flamengo
LDU quito
Fluminense
2009
Grêmio
Estudiantes
Cruzeiro
2010
2011
2012           
Corinthians
Cruzeiro
Fluminense
Internacional
Santos
Corinthians
Chivas
Penarol
Boca Juniors


Como notamos, desde 2007 os brasileiros vem sofrendo com essa “maldição” e antes disso, em outras cinco oportunidades os brasileiros que foram os melhores da fase inicial não foi o campeão continental e como também vemos nessa tabela, no ano de 2002, o Olimpia estava envolvido nas finais e acabou tirando o titulo de outro time brasileiro, o São Caetano (que na ocasião tirou o time de melhor campanha).


Hoje é a vez do Galo, como dissemos acima, ele jogará o jogo da sua rica centenária história, hoje ele inevitavelmente entrará para a história, ou como o grande campeão que deu um fim a essa escrita, ou entrará como mais um time que sofreu com ela, a massa vai estar lá, apoiando o time para quebrar essa maldição, e nós esperamos que amanhã, possamos estar escrevendo um texto com o titulo “tabus estão ai para serem quebrados”.

Abraço a todos e até mais.
Sergio Bispo

E ai gostou? Não se esqueça de nos seguir no Twitter e a nossa pagina no Facebook e tenha nossos textos em suas redes sociais, duvidas, criticas ou sugestões? estamos aqui para ouvir vocês, se comunique com a gente, comente ou entre em contato nas nossas redes sociais.

(não esqueceeee, nos sigaaaa: https://www.facebook.com/PitacosSobreEsporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário