domingo, 14 de julho de 2013

Copa das Confederações - Espanha 10 x 0 Taiti - O Jogo


A chegada ao Estádio foi sem novidades, saindo do metrô São Cristóvão e atravessando um viaduto (interditado apenas para a passagem dos pedestres). Já na área do Maracanã (não era possível chegar nesse local sem portar ingresso), um verdadeiro “parque” foi montado. Vários estandes com todos os patrocinadores do evento, que vendiam ou demonstravam seus produtos. Além da loja oficial do evento, com toda sorte de produtos temáticos.
Percebi também um enorme aparato de segurança. Policiais fortemente armados, além de todo cuidado com bolsas (muitos Raios-X) e detectores de metais. O grande número dos equipamentos acelerou a entrada ao Estádio.
A fila para acesso ao setor E (setor do meu ingresso) estava enorme. Mas não demorei mais do que 2 minutos na fila. O sistema para a entrada foi muito eficiente. Já dentro do Maracanã, rampas muito largas, muita sinalização (localização do local da cadeira, tudo no ingresso). Entrada muito rápida e sem transtornos.
Encontrei aquele que pensei ser meu lugar. Mas acabei indo para o setor errado (227 quando deveria ser o 228). Cadeira (correta!) encontrada, era só esperar o inicio da partida, que ocorreu pontualmente as 16h00min.
O jogo transcorreu sem novidades (exceto pelo fato da Espanha ter vencido com seus jogadores reservas pelo placar de 10x0). A torcida estava toda ao lado do Taiti. A visão do campo era impressionante, mesmo atrás do gol onde eu estava (aquele receio de má visão ao pegar o ingresso não se confirmou). Sistema de alto falantes com som perfeito e nítidos (apenas as substituições, gols e cartões anunciados com muito atraso). Telões impressionantes. Um verdadeiro espetáculo no belo (e caro) palco das finais das Copas de 1950 e 2014.
As cadeiras eram confortáveis, porém não agradou a maioria dos torcedores próximos a mim ( a principal reclamação era de que não estavam acostumados a torcer sentados-ficar em pé atrapalha os outros torcedores).
Durante o intervalo,  andei pelos corredores, para observar tanto lanchonetes quanto banheiros. Os banheiros funcionaram muito bem. Limpos, em quantidade suficiente, atenderam as expectativas (entrei e sai de todo- alguém mais atento pode achar estranho alguém entrando e saindo de vários banheiros). Já as lanchonetes... Longas filas. Quem se aventurou, correu o risco de não pegar o inicio do segundo tempo. A demanda foi enorme, apesar dos altos preços cobrados pelos lanches e bebidas. Outro ponto que pode ser questionado é o fato de apenas o cartão de crédito/débito da marca patrocinadora ser utilizado tanto em lanchonetes quanto nas lojas oficiais. Talvez seja interessante oferecer alternativas.

A saída também foi muito tranquila. O metrô liberou suas catracas (provavelmente visando uma maior fluidez no embarque dos torcedores).
Rovilson de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário