segunda-feira, 22 de julho de 2013

Queda no desempenho do Atlético-MG

O Atlético-MG começou a disputa da Taça Libertadores da América sob desconfiança, tanto pela sua inexperiência internacional, quanto a fama de “azarado” do Técnico Cuca.
Mas o time de Bernard, Ronaldinho Gaúcho, Jô e Diego Tardelli (sem esquecer do “iluminado” goleiro Victor) surpreendeu. Venceu o São Paulo nas Oitavas-de-Final de forma categórica e se credenciou ao título continental, principalmente depois da eliminação dos outros clubes brasileiros.  Até então, um desempenho excepcional.
Mas é inegável a queda de produção da equipe. Já havia acontecido com o próprio Atlético-MG no Brasileirão-2012 onde, depois de um momento arrasador, uma fase ruim acabou causando talvez, a perda do título.
Também aconteceu com o Santos-2012. O time liderado por Neymar atingiu o ápice ao vencer o Campeonato Paulista em cima do Guarani. Em seguida, teve uma queda acentuada que culminou na eliminação da Libertadores (semifinal para o Corinthians), onde era o atual Campeão.
Como hipótese, os times podem estar calculando mal o momento do auge. Depois da derrota para o Barcelona no Mundial de Clubes em 2011, o Santos focou na conquista de um título em seu centenário. Atingiu o máximo na final do Paulistão e teve uma queda natural na fase decisiva da Libertadores. E a explicação pode ser a preparação física, visto que é muito difícil manter o desempenho  durante um longo período. Sem contar o grande número de jogos no Brasil.
O Atlético venceu o Campeonato Mineiro de forma convincente sobre o Cruzeiro e eliminou o São Paulo na Libertadores. Logo em seguida, caiu de produção no confronto contra o Tijuana nas Quartas-de-final.  Mesmo assim, superou o time mexicano e o Newells Old Boys nas semifinais. E chegou a final com o Olimpia do Paraguai.
Esse texto foi escrito antes da finalissima no Mineirão (com o resultado de 2x0 para o time Paraguaio). Não há dúvidas da qualidade do Galo Mineiro e que ele sim, tem condições de reverter o resultado. Mas esse sofrimento das quartas e das semifinais, essas vitórias apertadas, até quando? Será que o Galo vai ter forças (psicologicas, técnicas e físicas) para superar mais essa adversidade? O Olimpia não jogou tão bem assim para acabar com as esperanças mineiras. 

Mas refaço a pergunta: Será que dá? De novo?


Rovilson de Freitas 

3 comentários:

  1. O Galo vai ser guerreiro, mas não será o suficiente... no entanto, futebol é aquela caixinha de surpresas...
    Colocando a história recente, o torcedor pode continuar confiante pois, além das superações atleticanas, podemos citar que o Olímpia é o único time a ter um 2x0 a favor no primeiro jogo da final e PERDER o título.... vamos aguardar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Everthon, esteja sempre conosco.

      Excluir